JXTC Lifestyle Outpost - шаблон joomla Оригами

 

Aqui apresentamos os principais designers de móveis, suas histórias e suas principais obras. Fique sabendo e inspire-se com eles!

 

Arne Jacobsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Arne Jacobsen (Copenhague11 de fevereiro de 1902 — Copenhague, 24 de março de 1971) foi um arquitetodecorador, projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas dinamarquês.

Começou a trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir desta data abriu o seu atelier, onde trabalhou até morrer.Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornariam uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Como arquiteto, os seu projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957.

     

 

 

 

Eero Saarinen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eero Saarinen (Kirkkonummi, 20 de agosto de 1910 - 1 de outubro de 1961) foi um famoso arquiteto finlandês.

Era filho do arquiteto finlandês Eliel Saarinen e emigrou para os Estados Unidos em 1923, tendo estudado arquitetura naUniversidade de Yale. Após um curto período na Europa, em 1935 passou a lecionar na Cranbrook Academy of Art, da qual seu pai foi o primeiro presidente. Em 1937, iniciou um sociedade com Charles Eames, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA.

Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles, a coleção Womb (1947 - 1948) e a coleção Pedestal, com a famosa cadeira Tulipa (1955 - 1956).

 

Philippe Starck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Philippe-Patrick Starck (Paris18 de janeiro de 1949) é um designer.

Estudou na École Nissim de Camondo. Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Foi diretor de arte da Pierre Cardin (1969) onde produziu 65 peças de design exclusivo. Trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée.

Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa de apartamento pessoal do presidente de seu país.

Em 1986 tornou-se conferêncista adjunto da Domus Academy, em Milão.

 É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega em suas criações.

 

 

 

 

Charles Eames

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Charles Eames, Jr (June 17, 1907 – August 21, 1978) nasceu em St. Louis (Missouri). Era o sobrinho do arquiteto William S. Eames. Por volta dos seus 14 anos, enquanto estudante do ensino secundário, Charles trabalhou em part-time na Laclede Steel Company, onde adquiriu conhecimentos de engenharia, desenho e arquitetura.Charles Eames foi bastante influenciado pelo arquitecto finlandês Eliel Saarinen, cujo filho Eero, também arquiteto, viria a ser seu sócio e amigo. A convite de Eliel, Charles muda-se com a sua família em 1938 para o Michigan de modo a prosseguir os estudos de arquitectura na Academia de Arte de Cranbrook, onde mais tarde chegaria a professor e responsável pelo departamento de design industrial.

 Charles desenhou a pioneira Eames House, integrada no programa "Case Study Houses" da publicação Arts & Arhitecture. Localizada numa colina com vista para o Pacífico e construída à mão numa questão de dias com base em peças de aço pré-fabricadas destinadas à produção industrial, permanece um marco da arquitetura moderna.

  

 

Stefano Giovannoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Stefano Giovannoni (La Spezia ,1954) é um desenhador italianoNascido em La Spezia, ele vive e trabalha em Milão. Formou-se em arquitetura em Florença aos vinte e três anos, e, na mesma faculdade, tem atividades de pesquisa lecionando até 1991 . Em 1984 e 1985 ele trabalhou com Ettore Sottsass e Mendini-Alchemy. Ele, então, ensinou na Academia Domus em Milão, a Universidade do projeto Reggio Emilia e na Universidade de Génova (Presidente de Desenho Industrial). Ele estava entre os co-fundadores do movimento bolidista.

 

 

Luisa Battaglia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Luisa Battaglia é uma designer italiana nascida na Brescia em 1963. Depois de ter se formado em Arquitetura no Politecnico de Milão em 1987, ela trabalhou e colaborou com muitas marcas. Em 1990 ela começou a parceria com o Grupo Scab e este vínculo tem evoluído ao longo do tempo e continua até hoje. Hoje, de fato, Luisa Battaglia coordena o grupo Scab e uma equipe de designers internacionais. Seu trabalho é focado no design e direção de arte, bem como na comunicação e instalações.

 

 

 

 

Florence Knoll

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 A arquiteta Florence Knoll é famosa por sua filosofia de “design total”, tendo ela revolucionado o planejamento do design de interiores. Sua abordagem é pensar no espaço como um todo: arquitetura, design de interiores, móveis, padronagens e afins.

Em seu período de formação, Florence estudou com Mies van der Rohe, o que ela avaliou como “um ano muito valioso”. Suas criações idealizavam os Estados Unidos do pós-guerra e junto a Hans Knoll, definiram o mobiliário moderno americano.
Com um trabalho arquitetônico sólido, Florence também foi responsável por desenvolver projetos diversos de mobiliário. Nessa sua função, liderou grandes mestres do design, como Eero Saarinen, Harry Bertoia e Isamu Nogochi.

 

Verner Panton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Verner Panton (* 13 de fevereiro de 1926 em Gamtofte , Dinamarca - 5 de setembro de 1998 , em Copenhaga , Dinamarca) foi um designer industrial dinamarquês considerado um dos mais influentes design de mobiliário final do século XX . Durante sua carreira, ele criou uma variedade de designs inovadores e futuristas, especialmente construído em cores de plástico e brilhantes.No início de 1960, ele desenvolveu seu projeto mais famoso: a cadeira Panton, um - injeção plástica parte, introduzido em 1967. Esta cadeira foi a primeira criação do produto e tornou-se o mais famoso projeto Panton e produzida em massa.

Reedições de modelos Panton e a retrospectiva da obra de Panton organizada pelo Vitra Design Museum

 

 

Roberto Semprini

Origem : RobertoSemprini.it

Roberto Semprini,Fundador do escritório RM12 com a colaboração dos arquitetos Bastianelli e Migliarini, do designer Podeschi e Pini. Alguns de seus projetos fazem parte da coleção permanente de vários museus, como o New Museum of Design, em Londres e do Museu de Belas Artes de Montreal.
Desde 2003, o escritório realiza cenografias de grande impacto em eventos importantes como  o Fuori Salone de Milão, Feira Abitare ,Il tempo em Verona entre outros.

 

 

Arter e Citton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Alberto Werner Arter recebeu seu diploma da Universidade de Veneza em 1969. Ele têm colaborado com o Laboratório de Artes e Costumes de Palazzo Grassi, em Veneza, desenvolvendo seus estudos na conexão entre arquitetura e fotografia.Por muitos anos realizou projetos de arquitetura e design entre Veneza e Genebra. Ele contribuiu para vários projetos, incluindo os edifícios de escritórios e estacionamento subterrâneo de Dupont-Nemour no Geneva Lake. Em 1971 foi selecionado em uma competição do Governo Federal para o projeto tasks. Em 1975 ele fundou em Veneza a equipe ARTERCOM se envolvendo na relação entre design e distribuição. Desta vez ele colaborou como consultor e diretor de arte do Department Store Companies. Em 1990, ele fundou o estúdio Arter & Citton com Fabrizio Citton parapromover a criação do D.MOD Laboratório de design e Contemporânea Arte.

 

 

Harry Bertoia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O nome Harry Bertoia é um dos mais cobiçados no mercado da arte. A fineza e requinte colocado em suas esculturas, mesas, cadeiras e sons fazem dele um dos mais famosos designers modernos do mundo. Em 1937 ele recebeu uma bolsa para estudar na Cranbrook Academy of Art, onde encontrou vários designers de renome, dentre eles, Ray e Charles Eames. Em 1939, abrindo sua própria oficina, lecionou aulas de design de jóias e serralheria. Mais tarde e com muito esforço, produziu um metal raro e muito caro, desse ponto em diante, começou a concentrar seus esforços em fazer jóias, com a mesma concepção e criação de alianças de Ray e Charles Eames e Edmund Banco. Em 1950, mudou-se para a Pensilvânia, para estabelecer um estúdio, e trabalhar com Hans e Florence Knoll. Durante esse período, projetaram cinco peças que se tornoram conhecidas por Bertoia Collection for Knoll, ou simplesmente, Coleção Bertoia por Knoll. Entre essas peças está a Diamond Chair, conhecida no Brasil como Poltrona Diamante. No entanto, o sucesso comercial alcançado por Bertoia em meados dos anos 50 com a venda das cadeiras produzidas pela Knoll, conseguiu somente com o lucro dos royalties, dedicar-se exclusivamente à escultura.

 

 

Ludwig Mies van der Rohe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Ludwig Mies van der Rohe (Aachen, 27 de março de 1886  Chicago, 17 de agosto de 1969) foi um arquiteto alemãonaturalizado americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX.

Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação e o uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores.Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. Também é famoso pelas várias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo, como é o caso das frases "less is more " (“Menos é mais”).

 Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitetônico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.


 

 

Antoni Bonet i Castellana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Antoni Bonet i Castellana, conhecido como Antonio Bonet ( Barcelona , 1913 - 1989,) foi um arquiteto , urbanista e designer de Espanhol , residente no Rio de la Plata durante a maior parte de sua vida.

 Ele considerou a arquitetura como uma questão de organização na vida do homem e acreditava que a atividade do arquiteto era estendido a partir da concepção de uma peça de mobiliário para o planejamento de cidades. Um de seus constantes esforços era o de integrar as diversas escalas do habitat humano, pesquisando novos materiais e formas para espaços arquitetônicos e móveis em serviço da sociedade.

 

Eileen Gray

Da Wikipédia, a enciclopédia livre

Kathleen Eileen Moray Gray (09 de agosto de 1878 - 31 de outubro 1976) foi uma designer de móveis e arquitetura irlandesa e uma pioneira do movimento moderno em arquitetura.Em 1898, Gray frequentou aulas na Slade School of Fine Art , onde estudou pintura. Enquanto estava lá, ela conheceu Jessie Gavin e Kathleen Bruce . Em 1900, seu pai morreu e ela partiu para a sua primeira viagem a Paris com sua mãe, onde ela viu a Exposition Universelle , uma feira do mundo que celebrou as conquistas do século passado. O estilo principal na feira foi Art Nouveau e Gray era uma fã do trabalho de Charles Rennie Mackintosh , que estava em exposição. Logo depois, Gray mudou-se para Paris, juntamente com seus amigos Gavin e Bruce da Slade School. Ela continuou seus estudos em Paris no Académie Julian ea Académie Colarossi .Em 1905, devido a doença de sua mãe, ela se acomodou em Londres. Ela voltou à Slade, mas descobriu que seus cursos de desenho e pintura foram se tornando menos satisfatórios para sua realização pessoal.

 

 

Le Corbusier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier (La Chaux-de-Fonds6 de Outubro de1887 — Roquebrune-Cap-Martin27 de Agosto de 1965), foi um arquitetourbanistaescultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. É considerado, juntamente com Frank Lloyd WrightAlvar AaltoMies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.

Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudónimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno, originário da região de Albi. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965.

 

 

Pierre Paulin

 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pierre Paulin (1927) é considerado um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX. Devido a sua preocupação pela simplicidade e sua referencia a qualquer efeito lírico, seus trabalhos foram simplesmente numerados.Suas produções inovadoras anteciparam a revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam.No final dos anos sessenta (60), Paulin beneficiou-se de uma colaboração interna dos talentosos e inventivos artesãos do novo Atelier de Pesquisa e Criação da ¨le Mobillier National¨ a qual coincidiu com a restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, e a restauração do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou na Elysée e posteriormente a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Mitterand em 1983.Apesar de estas prestigiosas empreitadas terem contribuído para sua fama, outros designs permitiram ao público descobrir o conforto da vida moderna.O homem do futuro Paulin disseminou em seu trajeto, objetos poéticos que estavam à frente de seu tempo e sua redescoberta mais de trinta anos depois, inspirou admiração.

 

 

Marcel Breuer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Marcel Breuer (21 de maio de 1902PecsHungria — 1º de julho de 1981Nova IorqueEstados Unidos) foi um arquiteto e designer norte-americano de origem húngara.

Fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus, escola vanguardista de arquitetura e design. É de destacada importância seu trabalho com design de mobiliário, cuja obra é vendida até hoje. Seus móveis contribuíram para revolucionar o mercado de móveis até então.

 

 

Ron Arad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nascido em Tel Aviv e formado na Academia de Arte de Jerusalém, Ron Arad se radicou na Inglaterra nos anos 1970. Desde então, tem se notabilizado por produzir um conjunto diversificado de formas sinuosas a partir de peças industriais.

A natureza ambígua de suas peças, que podem ser classificadas tanto como objetos de arte quanto como mercadorias industriais, consegue aliar produção em escala e design próprio.

 Ron Arad teve seus trabalhos expostos nos mais importantes museus do mundo, entre eles o Centro Georges Pompilou, em Paris, o museu Victoria e Albert de Londres, o Metropolitan de Nova York e o Vitra Design Museu da Alemanha.

 

 

Xavier Pauchard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Xavier Pauchard nasceu em 1880 em Le Morvan, conhecida como “o coração verde da França”. Não é novidade que a madeira foi o material de construção mais importante da época, mas, apesar disso, ele, seu pai e avô antes dele foram telhadores de zinco.

Em 1907, Pauchard descobriu que ele poderia proteger a chapa de metal de ferrugem por imersão em zinco fundido, ou galvanização. Dez anos mais tarde, ele montou uma fábrica de utensílios domésticos de aço e, eventualmente, registrou o símbolo de sua marca  como “Tolix”, nome pelo qual a empresa ainda é conhecida.Aquela cadeira clássica, a favorita dos cafés e cozinhas retrô em todo o mundo, foi concebida em 1934. Era para estar em áreas externas o tempo todo,é por isso que existem furos nos assentos - para permitir que a chuva escorra.Mas os donos de cafeterias foram rápidos para reclamar que as cadeiras não se empilhavam corretamente, e Pauchard teve de ajustar o seu design. Em 1956, a Tolix clássica foi finalmente criada. Com seu quadro mais magro, agora podendo empilhar 25 cadeiras a uma altura de 2,3 metros, a cadeira Tolix é um dos maiores clássicos mundiais até hoje.

 

 

Konstantin Grcic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Konstantin Grcic nasceu em 1965, frequentou a escola profissional de ebanisteria (marcenaria de entalhes e encaixes realizada com madeiras nobres) no Pharnham College na Inglaterra, e estudou design na Royal College of Art de Londres. Fundou seu estúdio de design em Munique, sua cidade natal, em 1991. Muitos de seus produtos ganharam reconhecimento internacional – em 2001, recebeu o Prêmio Compasso d’Oro para a luminária portátil Myday produzida pela Flos- e fazem parte do acervo permanente de importantes museus no mundo, como o MoMA de Nova York e o Pompidou, de Paris.